sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Alunos de escola pública lançam livro

A professora Cintia Imbiriba virou super-heroína dos gibis. Em “Livro Cômico: T.A. em Quadrinhos”, ela voa de capa e uniforme, ajudando os alunos a salvar o meio ambiente. “Eles fizeram uma paródia. Quando eu me transformava na ‘Superprofessora’, fico magrinha e novinha. Foi meio cruel da parte deles, mas não quis botar nenhuma amarra na imaginação. Toda ideia era bem vinda”, ri a educadora, organizadora do projeto. 
O livro reúne os quadrinhos de estudantes de ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professor Temistócles de Araújo (daí o T.A. do título), localizada no bairro da Marambaia, em Belém. Contando com 150 páginas, a obra é uma produção independente, publicada pela própria professora. Daí a tiragem minúscula: apenas 50 exemplares estarão disponíveis para o lançamento que ocorre hoje, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). 
O projeto é um desdobramento do trabalho de conclusão de curso de Cintia, graduanda de letras na Uepa. A intenção era se utilizar dos quadrinhos para ajudar na leitura e produção de texto. Para dar cabo de sua pesquisa, retornou ao colégio em que havia cursado o primário, em busca de alunos que topassem permanecer na escola além do horário de aulas para participar das oficinas.
“No começo foi muito difícil conquistar a confiança desses jovens. Eles estavam descrentes, sem motivação. Mas eu tinha algo ao meu favor: eu era um deles. E comecei a contar minhas histórias, muitos vêm pra escola pra fugir da mãe reclamando, pra não ter que cuidar do irmão menor. Eu sabia como eles se sentiam pois já tinha passado pelo mesmo”, revela.

GARIMPANDO
Utilizando filmes e músicas para trabalhar temas tabus como doenças sexualmente transmissíveis, homossexualidade e racismo, a professora garimpou 30 histórias, escritas e ilustradas pelos próprios alunos. “Eles não tinham medo de se abrir comigo, mas de que eu marcasse de vermelho as redações. Eles tinham vergonha dos erros de português, da gramática. Passada a timidez inicial, eu fiquei emocionada com a sinceridade de certos trabalhos”, diz Cintia.
Como por exemplo o conto da estudante Eliane da Silva Viana, 35 anos, que conta em uma história em quadrinhos de duas páginas o que muitos levariam a vida inteira para admitir. Ela fala da vergonha de ser a mais velha da turma do secundário, da barra que enfrentou ao ser expulsa de casa por causa da gravidez. Hoje ela se esforça pra botar de novo a vida nos trilhos, retomando a vida de onde parou há 20 anos. 
“A intenção não é que esses alunos se tornem profissionais do quadrinho. Quero apenas que vejam que, se eles esforçarem, se juntarem para fazer algo, as coisas começam a acontecer. Basta fazer”, define. A professora é uma prova da sua máxima. Vítima de um acidente de carro na juventude, chegou a perder parcialmente os movimentos do corpo devido a um traumatismo craniano. Após anos de terapia, Cintia Imbiriba entrou na universidade de letras em 2003. 
Em 2008 lançou a HQ “Superurubu”, contando as aventuras da ave habitante do mercado do Ver-o-Peso que ganha poderes da mãe natureza. No gibi ilustrado pelo irmão Walter Túlio, ela vira personagem mais uma vez. “Sou muito espevitada, faladeira. Acho que sou um desenho ambulante. Meus alunos me chamam de ‘Professora Cintia dos Quadrinhos’”.

PRESTIGIE
O lançamento de “Livro Cômico: T.A. em Quadrinhos” será hoje, às 17h30, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (rua Djalma Dutra s/n). O livro custa R$25. Informações nos telefones 8185-4139 e 9916-7903. E-mail: cintia.imbiriba@bol.com.br.
(Diário do Pará - DOL/ Sexta-Feira, 08/02/2013, 05:46:18)

Nenhum comentário: