quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Escolas participantes da 3ª EXPOINFO

Vinte e tres escolas estavam participando da III EXPOINFO promovida pela Prefeitura Municipal de Ananindeua por meio do Departamento de Tecnologia e da Divisão de Informática Educativa. O mais interessante nessa exposição foi conversar com professores coordenadores dos projetos e perceber neles uma outra concepção de uso do computador, ou seja, esses educadores evidenciam uma visão de que o simples uso computador não é o único e nem o principal objetivo da Informática Educacional, pois isto poderia ser feito em qualquer um dos muitos cursos existentes no mercado; o grande ganho no uso desta tecnologia nas escolas é a forma que ela poderá ser utilizada no processo pedagógico. Para isso deverá partir de projetos, tendo a informática como ferramenta, fazendo com que os alunos ao trabalharem as diversas disciplinas utilizem a informática, o que torna a aprendizagem mais interessante, pois, ao invés de estarem sentados apenas assistindo ao que está sendo falado pelo professor, eles atuam diretamente na construção de seu conhecimento.

Nesta oportunidade os alunos começam a perceber que as disciplinas não são coisas isoladas; percebem, também, a importância de se aprender determinados conteúdos das disciplinas para solucionar problemas.
Ao visitarmos os estandes e ver grande satisfação dos alunos ao apresentarem seus trabalhos, fica tão evidente que, quando o aluno não participa somente como espectador, os resultados são muito mais expressivos e comprometidos.



































Nenhum comentário: