terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mini-curso de Edição de Vídeo forma a 1ª turma

É com muita satisfação que anunciamos a 1º turma de realizadores audiovisuais formados pelo Mini-curso Edição de Vídeo (Kdenlive). Este curso, ministrado pelo prof. Petronio Medeiros, aconteceu de 07 a 10 de agosto de 2010 no laboratório de informática da Escola Estadual Palmira Gabriel. O curso é uma iniciativa do Prof. Marcelo Carvalho, que acreditando no potencial de nossos alunos, nos apoiou para concretização do mesmo.


Os realizadores, formados no curso, saem convictos de sua responsabilidade de pensar, produzir e editar vídeos que investiguem, registrem, valorizem o universo da escola pública em suas interações dentro e além dos muros. Este universo tão rico, mas que tão pouca atenção recebe dos grandes veículos de comunicação, encontra agora nos blogs das escolas um fabuloso espaço alternativo de interação e comunicação. Os blogs escolares estão famintos, precisamos alimentá-los.

Resultados do mini-curso: Apresentamos um dos vídeos 5 vídeos pensados, produzidos e editados durante o curso, que mostra o "Xadrex na Escola", projeto de sucesso, de uma maneira que você nunca viu.



A seguir a relação dos realizadores formados nesta 1º turma. Se você têm uma idéia para um vídeo ou se quer aprender a fazer vídeo fale com eles, procure algum deles na sua escola.

Escola Estadual Realizador

Palmira Gabriel.................Matheus Alencar da Silva
Palmira Gabriel.................Luciane Ramos Siqueira
Palmira Gabriel.................Renato Ranieri da Silva Guerreiro
Palmira Gabriel.................Walter Vinicius Oliveira Borges
Palmira Gabriel.................Luan Saulo Silva da Rocha
Tenoné................................Ana Raquel Bernardo da Fonseca
Tenoné................................Hevert Cássio Maia de Melo
Tenoné................................Maikon Richard Monteiro Nascimento
Maria Gabriela..................Fernanda Letícia R. Siqueira
Raymundo Vianna............Talita Oliveira de Nazaré

No dia 23 de agosto de 2010, no laboratório de informática da Escola Estadual Visconde de Souza Franco, teve início a 2º turma do mini-curso edição de vídeo (Kdenlive). Brevemente postaremos aqui o resultado deste curso.
Festival Multimídia NTE - Sem Fronteiras para Comunicação.

Ass. Petronio Medeiros

Postado por Franz

6 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Parabéns ao NTE Prof. Washington Lopes pela realização da oficina e pela edição do vídeo.

Vocês fazem jus ao nome Núcleo de Tecnologia Educacional!!!!

Obrigado pela referência ao meu nome, mas na verdade os méritos são da CTAE/SEDUC que acreditou na proposta e viabilizou a lotação do professor Petrônio Medeiros e também da professora Joseane Figueredo que tem acompanhado o trabalho nas escolas.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Rosistela disse...

Parabéns Petrônio e todos que participaram dessa formação!
Fico feliz em saber que a semente plantada no Tenoné continua a dar frutos cada vez mais belos e fortes!
Tenho certeza que nossos jovens vão nos surpreender positivamente cada vez mais na utilização desse recurso! Certeza, também, que esse trabalho potencializará o processo de ensino e de aprendizagem, colaborando, consequentemente para a concretização de nossas metas de educadores e cidadãos!
Estou aguardando para saber como terá sido a Oficina com as escolas da USE 09!
Abraço cordial em todos e em especial em você, Petrônio!
Rosistela

Luciana Mendes disse...

Há grande carência no desenvolvimento de edições de vídeo em Belém e a realização deste curso é de fundamental importância para uma cidade que desponta para o Turismo de Negócios e Eventos após implantação do centro de convenções, até mesmo pela elevação do grau de exigência do público participantes destes eventos. Fiquei com muita vontade de participar do curso, mas acho que a restrição aos alunos de escolas públicas não irá permitir, pois já sou pós graduada, inclusive, mas trabalho com eventos. De qualquer forma, desejo boa sorte e sucesso! Abraços.

Tânia Jacó disse...

Parabéns ao NTE, ao Marcelo pela iniciativa e ao Petrônio que ministrou o mini-curso. São essas iniciativas e ações que possibilitam de fato, contribuir, para o protagonismo de nossos alunos. Aos cursistas sigam em frente buscando sempre aprimorar os conhecimentos recebidos, e, criem vídeos que mostrem a nossa cultura paraense no sentido de resgatar em cada paraense o orgulho de ser desta terra abençoada.
Saudações pedagógicas.

Unknown disse...

Parabéns!!!!
Tenho estudado a respeito de edição e produção de vídeos, vcs poderiam disponibilizar ou indicar material para o meu estudo.
Agradeço

leonor disse...

Parabéns pelo blog!Gostaria de compartilhar com vocês a letra de uma música que compus. Leve aos alunos a letra desta canção. Vamos lutar juntos por um mundo melhor!

Precisamos de paz, violência jamais!

Precisamos de paz,
Violência jamais,
Na escola eu preciso
Aprender.

A amar meu irmão,
Segurar sua mão,
E seguir semeando,
A união.

Eu não quero ver briga,
Pontapé ou empurrão,
Vamos todos cantar,
A canção.

Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.

A escola é o espaço,
Pra ensinar e aprender,
E para ter vida,
Só depende de você.

Diga não ao bullying,
Aprenda essa lição,
E leve para o mundo,
A nossa canção.

Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.


Autora: Leonor Alves.