segunda-feira, 10 de maio de 2010

Um feedback instantâneo ou primeiros números de 2010




O 1º semestre de 2010 ainda nem terminou, mas o NTE Prof. Washington L. B. Lopes já tem alguns números que comprovam seu trabalho efetivo em prol da formação de professores e da melhoria da qualidade da educação pública paraense.
Até o mês de abril já concluímos:

08 turmas do curso de Introdução a Educação Digital e formamos 111 alunos;
02 turmas do curso Aprendendo e Ensinando com as TIC e formamos 28 alunos;
02 turmas do Curso Construção de Objetos Aprendizagem com Software JClic e formamos 20 alunos
01 turma do Curso Elaboração de Projetos e formamos 12 alunos.

Já foram impressos e entregues todos os certificados para os alunos que concluíram os cursos, isto ratifica a seriedade e compromisso do nosso trabalho.

Além destas turmas realizamos em março o Seminário “Tecnologias na Educação: Novas Práticas e Novos Olhares”, no qual participaram mais de 200 profissionais da educação. O evento foi importante para apresentar os principais projetos do NTE para o ano letivo de 2010.

Em fevereiro assumimos o compromisso político-pedagógico de participar das jornadas pedagógicas das escolas e, obedecendo à prioridade dos convites recebidos, visitamos várias escolas e também participamos da Jornada Pedagógica das USE 8 e 11 que foi realizada no Cine Olímpia.

Em abril ocorreu no auditório do NTE, a 1ª reunião de trabalho entre a equipe de multiplicadores e os professores lotados nas Salas de Informática Educativa das escolas estaduais. Nesta reunião cada professor teve oportunidade para apresentar seu plano de ação para o 1º semestre. Com o evento tivemos a oportunidade de conhecer com detalhes o que os professores estão realizando em suas escolas.

Outra ação importante do NTE Prof. Washington Lopes foi a elaboração e compartilhamento de tutoriais para os minicursos, organizamos vários materiais sobre software ou recursos da WEB, como: Scribus, Audacity, Google Docs, Portal Educarede, Portal do Professor, Curso Rádio Escola, Webquest e ainda o Guia de Orientação destinados aos diretores de escolas e professores lotados nas SIE.

Nosso material é de uso público e gratuito, pois baseamos nosso trabalho no ideal do Software Livre e somos contra a apropriação privada do conhecimento e dos bens culturais, por isto todo o material está disponível na biblioteca de nosso blog e já foi enviado para os demais NTE do Estado.

E por falar de Software Livre também estamos apoiando e colaborando para o desenvolvimento do Software Educacional produzido pela SEDUC, em parceria com a UFPA, o nosso “Boto Cabano” (baixe a Versão Final do BotoSET-Cabano). A equipe do NTE tem utilizado o software e apontado seus problemas bem como sugestões para soluções. Dessa forma, acreditamos contribuir para uma política coerente e que incentiva o desenvolvimento científico e tecnológico de nossa região.

Outra ação importante é o nosso Festival Multimídia, que objetiva estimular o uso criativo das mídias em nossas escolas. Em nosso blog está disponível o regulamento, a logomarca e a vinheta do festival.

Criamos o Portal do NTE na WEB (ntebelem.org.br), com o Portal teremos mais uma ferramenta interativa e poderemos criar novas estratégias de trabalho.

Outra novidade deste semestre foi a parceria com o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial (CAPS/Marambaia), esta ação foi responsável pelo atendimento de duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde, com cerca de 12 alunos cada. No curso os alunos aprenderam a utilizar o computador e a internet, pois as aulas privilegiaram atividades que exercitam a atenção e a concentração dos alunos e que lhes possibilitaram reatar seus vínculos com a realidade através da expressão simbólica e do exercício de sua criatividade. Para tanto, utilizamos como base de trabalho os editores de imagem, de texto e de apresentação. Nossos cursistas também receberam uma iniciação à navegação e à pesquisa na internet e foram apresentados algumas redes sociais que, junto com os demais recursos explorados, potencializariam sua autonomia, sua interação junto à sociedade em uma perspectiva de melhora continua tanto do seu quadro biopsicossocial como da sua formação para o mercado de trabalho.

Ainda nesse semestre, que ainda não terminou, também trabalharemos com o Projeto Aluno Integrado, ação que visa proporcionar aos alunos uma formação profissional na área da informática. O Projeto Aluno Integrado é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação e é direcionado a estudantes com mais de 15 anos, regularmente matriculados na rede pública. No Estado do Pará o Projeto Aluno Integrado é coordenado pela CTAE e pela Coordenação Estadual do Proinfo.

Como podem perceber, nos 3 meses de trabalho deste semestre implementamos um volume de ações que expressa a vontade e o compromisso desta equipe com a educação de nosso estado; ações que materializam nossos discursos, estruturando uma confiabilidade que se consolida a cada mês, a cada semana de atividades. Não só propusemos, planejamos e executamos ações diferenciadas como também apoiamos aquelas implementadas pelo Governo Popular, em especial as da DITEC/CTAE/SEDUC e do Governo Federal/MEC/Proinfo Integrado, porque acreditamos nas políticas públicas alicerçadas numa educação ativa, dinâmica e promotora da autonomia e cidadania.

Fonte Imagem: http://www.google.com.br/images

Texto: Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: