terça-feira, 20 de abril de 2010

1ª REUNIÃO DE DE TRABALHO COM OS PROFESSORES DAS SIE

Para o aluno, o conhecimento necessário é aquele que o “ajudará a obter mais conhecimento” (Papert, 1994; 79, 125) e cabe à escola através dos vários meios de que pode dispor, proporcionar-lhe este conhecimento.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington L. B. Lopes, que tem dentre suas principais atribuições formar e assessorar os professores da SEDUC no processo de desenvolvimento de suas atividades com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), agradece a participação de todos os que se fizeram presentes na “1ª Reunião de Trabalho com os professores das Salas de Informática Educativa”das escolas pertencentes às USE 1, 2, 6, 8, 9, 10, 11, 12 e 13, ocorrido na última sexta-feira dia 16/04/2010.
Esta primeira reunião do ano teve como pontos fortes a socialização dos planos de ação e dos projetos de professores lotados nas salas de informática educativa (SIE) dessas USE, bem como a troca de experiências, buscando dar visibilidade ao trabalho a ser implementado nesse primeiro semestre de 2010 no âmbito das SIE. A Reunião também contribuiu para incentivar práticas colaborativas entre as escolas ligadas a este NTE, proporcionando crescimento coletivo e incentivo para continuarmos nossa caminhada de integração efetiva das TIC nas escolas públicas.
A tarefa de assessoramento das/nas escolas, agora por nós retomada, é uma das principais atividades dos formadores que fazem parte do NTE – Washington Luís Barbosa Lopes e não pôde ignorar como primeiro passo, uma escuta atenta e acolhedora da fala de cada um dos presentes. Essa aproximação entre os professores das SIE e seus respectivos assessores deve possibilitar uma organização mais eficaz e realista de nossa tarefa de assessoramento, já que buscamos este “estar junto” para melhor auxiliar na implementação do que foi apresentado como planejamento para o primeiro semestre de 2010. Uma análise atenta dos planejamentos apresentados e as posteriores visitas dos assessores do NTE – Washington Luís Barbosa Lopes as escolas devem consolidar essa tarefa e garantir a parceria entre escola e NTE.
Na reunião a fala comum a todos os professores das SIE foi sobre a falta de envolvimento de grande parte, dos professores de sala de aula com atividades na SIE. Todavia, acreditamos que a falta de envolvimento nem sempre pode ser entendida como falta de interesse. Às vezes os professores podem até identificar alguma possibilidade de uso das tecnologias, mas o receio de aprender e de lidar com algo novo é mais forte. O receio muitas vezes paralisa as pessoas. Elas precisam de um tempo. E nós precisamos saber lidar com isso, e buscarmos meios de intervir nesse processo, com a intenção de poder despertar nesses professores o desejo para tal ação. (um dos caminhos possíveis é a divulgação, dentro da escola, dos Cursos e Minicursos ofertados por nosso NTE).
Desde já, reafirmamos nosso desejo de que as SIE se transformem em referência de trabalho criativo e inovador dentro das escolas e para contribuir e tornar isto realidade o NTE investe em projetos como: Aluno Integrado; I Festival Multimídia das Escolas Estaduais de Belém, Cursos, Minicursos, Seminários, Assessoramento Pedagógico, Reuniões etc.”.
Quanto às dificuldades apontadas durante esse primeiro encontro, sugerimos que aquelas que forem de ordem técnica (manutenção da SIE ou dos equipamentos) sejam-nos relatadas via e-mail (ntebelem@seduc.pa.gov.br) ou façam uma postagem em nosso novíssimo canal de comunicação, que tem como principal objetivo estreitar e agilizar ainda mais nosso contato com os professores da SIE, a fim de que ao final do semestre possamos trazer resultados positivos de nossas ações no chão da escola.
Obrigado a todos, a participação foi imprescindível para o sucesso do evento.
NTE-Belém Prof. WLBL
AQUI, FOTOS DO EVENTO

Nenhum comentário: