quarta-feira, 31 de março de 2010

Será que usamos a Internet com responsabilidade e segurança?



Nos últimos dias 29 e 30 de março o Ministerio Público Federal do Pará recebeu educadores dos sistemas público e privado de ensino de Belém para um encontro com a o sr. Rodrigo Nejm, diretor de prevenção e atendimento da SaferNet Brasil, uma ONG que atua em prol da educação e prevenção no que diz respeito ao uso ético e cidadão da Internet.

O NTE-Washington Luís Barbosa Lopes, desde 2007 já utiliza em suas formações os materiais elaborados pela SaferNet, sobretudo a cartilha SaferDic@as, especialmente editada para favorecer a navegação segura na Internet, principalmente por parte de nossas crianças e jovens. Em 2009 apoiamos ativamente uma pesquisa conduzida pelo Ministério Público Federal e pela SaferNet Brasil que visava a traçar um perfil de educadores, pais e alunos em nosso Estado quanto ao uso da Internet. O Pará foi a unidade da federação brasileira que mais registrou a participação de alunos nessa pesquisa!

Nesse dois dias de encontro, foi possível entrar em contato com outros materiais educativos, sugestões de atividades e referências que podem contribuir para elaborar projetos e atividades que reafirmem as dimensões humana e pública da Internet e que tragam o foco para a necessidade de ações educativas e preventivas que propiciem a segurança das pessoas, principalmente nossas crianças e jovens.

Lutar pelo respeito aos Direitos Humanos na Internet é algo que, naturalmente, deve fazer parte das atividades de nossas escolas. Dentro dessa perspectiva, o NTE Washington Luis Barbosa Lopes, oferecerá a partir deste mês de abril formações para o uso responsável e seguro da Internet. As inscrições para essas formações devem ser feitas em nossa secretaria, no horário comercial.

Ouçam, a seguir o podcasting com a entrevista que fizemos com o sr. Rodrigo Nejm, da SaferNet do Brasil, dia 30/03/2010, no auditório do Ministério Publico Federeal – Pará.


Por: Rosistela Oliveira, Flávio Bacelar e Franz Kreuter


Nenhum comentário: