terça-feira, 10 de novembro de 2009

NTE irmão!

Nós do NTE Professor Washington Luis B. Lopes (Belém), como todo irmão mais velho, zelamos pelos primeiros passos dos irmãos caçulas e agimos como incentivadores para que eles rumem em direção a sua independência e autonomia.
Neste sentido nos congratulamos ao NTE Ananindeua e Abaetetuba. Aos primeiros cedemos nossos bolsistas para que sejam efetivadas as primeiras turmas de formação de professores com a realização do curso de Introdução a Educação Digital, ministrados pelos bolsistas Aderilson Parente Ribeiro e Eric Ulisses Siqueira.
E ao segundo desejamos sorte e sucesso na realização do I MIRITIBLOG, como prova de nosso apoio incondicional publicamos abaixo o texto de apresentação do concurso:

NTE Abaetetuba realiza o I MIRITIBLOG

Caros Colegas! Vamos Fazer uma nova História na Educação na nossa Região Tocantina!

Contamos com vocês para mais uma empreitada em prol de uma educação de mais qualidade. E contamos com você nessa viagem pelos rios da educação. Nesse sentido lhe convidamos para participar e divulgar o I Concurso de Blogs Educativos, intitulado: I MIRITIBLOG.
É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa ou mesmo à matemática. Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento, já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.
Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações, troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo. A melhor vantagem, é que é um recurso extremamente prazeroso a quem o elabora e desenvolve!
O professor, não precisa utilizar a antiga caneta vermelha para sublinhar o que estava errado, através do blog o professor pode oferecer informações sobre o “erro” do aluno e os caminhos a serem percorridos para a construção do conhecimento.
Partindo do espaço “comentários” o professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções. Este é o nosso grande objetivo, a construção de um currículo dedicado ao real desenvolvimento de competências como nos coloca os Referenciais Nacionais de Educação.
Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar o blog como ferramenta didática, pois a utilização a esmo e sem seqüenciamento lógico não enriquece as aulas e em pouco tempo esvazia-se e perde o aspecto de novidade e seu papel motivador.

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: