segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PROJETO MINHA ESCOLA NA WEB & O CONCURSO DE BLOGS

Em setembro e outubro de 2007 iniciamos as primeiras oficinas de criação de blogs, no Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de Belém, para alguns professores lotados em salas de informática de escolas da rede pública estadual. Em fevereiro de 2008, para estimular o interesse pelo uso pedagógico de blogs, criamos o projeto MINHA ESCOLA NA WEB: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO DIGITAL, que inclui a construção de Blogs e Podcast, bem como o 1º Concurso de Blogs de Escolas da Rede Pública Estadual da Grande Belém.

O concurso encerrou-se na sexta-feira passada, dia 28, com a cerimonia de entrega de certificados a todos os participantes e a premiação dos 10 melhores blogs, escolhidos pelo nosso júri. Foi uma cerimonia simples, mas que encheu de satisfação tanto os participantes do concurso quanto nos, os organizadores e executores.

Das 23 escolas participantes do concurso de blogs apenas uma não compareceu. Inclusive é uma das 10 melhores. Cada uma dessas escolas recebeu um aparelho de som microsistem, enquanto a professora responsável pelo blog classificado em primeiro lugar (Escola do Outeiro), ganhou uma impressora. Mas todos os professores de sala de informática, que criaram e administraram os blogs, receberam uma lembrança do evento, coisa de pouco valor, mas que representava nosso esforço no sentido de reconhecer seus méritos no trabalho com o blog da escola, na coordenação dos alunos e colabordores, na construção de parcerias e na habilidade de envolver os colegas.
Também tivemos categorias especiais, como o blog com maior número de postagens, o blog com maior número de acessos e a postagem com mais comentários. Em cada categoria foi concedido um pendrive para o professor da sala de informática, como forma de estimulo.

Um dos momentos de maior destaque na cerimonia teve a participação de alguns alunos colaboraradores nos blogs, além dos depoimentos de professores(as) responsáveis pelos blogs e de gestores; como o caso da diretora da Escola Paulino de Brito, que foi chamada pelo Prof. Franz para fazer um rico e significativo depoimento a respeito do quanto o blog dinamizou o colégio e despertou o interesse dos alunos, contribuindo para melhorar seu desempenho.

Estamos vendo surgir e crescer um novo conceito de ensinar mediado pelo computador e com o uso da Web, nas escolas públicas da rede estadual paraense. E acreditamos que ao introduzirmos o uso de Blogs como instrumentos para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, o NTE deu esse passo significativo para a melhoria da educação pública no estado, possibilitando ao aluno e ao professor uma forma de ter prazer em ensinar e em aprender.Um dos reflexos desse evento é o fato de que muitos professores nos tem procurado para aprenderem a construi blogs para suas escolas. Eles perceberam o quanto essa ferramenta pode incrementar o trabalho pedagógico. Em breve teremos uma grande teia de blogs interligando centenas de escolas da rede pública do Pará, e em todas os alunos estarão mostrando o que estão aprendendo, os professores mostrando como estão ensinando, o pessoal de apoio revelando também seu papel no processo e a equipe técnico-pedagógica mostrando como administra tudo isso. Nesse dia, a educação no Pará deixará de apresentar os níveis baixos que nos envergonham atualmente.

Em 2009 daremos continuidade a esse projeto, e já temos a promessa do Coordenador do CTAE, Prof. Luiz Cavalcante, que o próximo Concurso será em nível estadual. Aguardem!
........
* Na ilustração, alguns momentos da cerimonia de entrega dos prêmios e certificados, que contou com a ilustre presença da Profa. Socorro Brasil, Secretária Adjunta de Educação e do Prof. Wilson Barroso, Diretor da DENDIC, além de multiplicadores de outros NTE.

4 comentários:

blog da Graça disse...

Esperamos que no próximo concurso os critérios sejam bem definidos. Pois na Escola Paulino de Brito, toda a comunidade escolar estava envolvida e trabalhando seriamente.

Coordenação S.I. disse...

Boa iniciativa. Parabéns aos idealizadores do Projeto e às escolas envolvidas, independente da classificação.
Gostaria de ter acesso às fotos da premiação. Poderia disponibilizá-las? Abraço.

Blog da Profª Eliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana Sousa disse...

Parabens pela iniciativa!! Amo blogs e mostrar o potencial dessa interface para comunidade escolar eh importante tanto para professores e alunos.
Tendo este concurso como inspiração, elaboramos o I Concurso de Blogs das escolas publicas da jurisdição do NTE16. A expectativa eh grande. Espero que o resultado seja o mesmo que o de vocës: SUCESSO!
Adriana Sousa
NTE16 - Vitoria da Conquista-BA