quarta-feira, 18 de junho de 2008

Curso de Introdução a Educação Digital


Durante os dias 10 e 13 de junho, o Coordenador do NTE, Prof. Juscelino Hernandez e o Prof. Franz Pereira, participaram do Curso de Introdução a Educação Digital, promovido pelo MEC/SEED em Brasília-DF. A delegação do Pará contou com multiplicadores dos dois NTE de Belém (Estado e Município) além de representantes dos NTE de Bragança, Benevides e Marabá.
O evento reuniu cerca de 300 Multiplicadores de nove estados (Amazonas,Pará, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás (DF), Bahia e Mato Grosso) na Academia de Tênis de Brasília para discutir um novo curso de formação de professores para o uso da tecnologia Informática em sua práxis pedagógica, que deverá ser desencadeada em todos os estados da federação.
Serão cursos de 40h/a e 100h/a, sendo que alguns estados já derão início a essa formação mesmo antes desse evento, inclusive o Pará.
Os multiplicadore presentes receberam materiais como apostilas,CD e DVD. O material impresso é de ótima qualidade, muito bem elaborado e numa linguagem própria para o Ensino a Distância. Também foi reapresentado o Portal do Professor.
Para nós que fazemos parte do ProInfo desde 1997, e que lidamos com a formação de professores em Informática na educação faz tempo, o eveto não trouxe nada de novo. Ao contrário, não vimos necessidade de um evento desse porte (que acontecerá ainda em outros momentos e noutros estados, como São Paulo) apenas para apresentar um plano de formação de curso introdutório em Educação Digital de somente 40 horas. Mas, por outro lado, para o grande número de novos e inexperientes multiplicadores, essa pode ter sido uma grande oportunidade para discutir e planejar como irão executar o referido curso em seus estados. Além de ter sido uma oportunidade de congraçamento e comunhão daqueles que se conheciam apenas por e-mail, na Lista de Discussões do ProInfo.
O evento serviu também para o MEC/SEED apresentar inovações na concepção do Programa Nacional de Informática Educativa, que agora se chama Proinfo Integrado, e que recobrou as forças cobalidas com a nova gestão do professor Carlos Eduardo Bielschowisky – Secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC). Na ocasião, o Secretário de EAD falou na RIVED que agora é um Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, sendo o Brasil o único país no mundo a ter um projeto semelhante.
Na foto um momento de descontração, com uma dinâmica comandada pela Profª. Helena Pontes, Coordenadora Municipal do ProInfo em Manaus.

Nenhum comentário: