sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

I Seminário Estadual sobre Tecnologias na Educação no Estado do Pará

Entre 19 e 23 de março de 2007 aconteceu o I Seminário Estadual sobre Tecnologias na Educação no Estado do Pará. O evento reuniu os professores Multiplicadores dos 09 Núcleos de Tecnologia Educacionais-NTE vinculados a Secretaria de Estado de Educação-SEDUC e distribuídos nos seguintes municípios: Altamira, Belém, Benevides, Bragança, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucurui.

O seminário organizado pelo Profs. Azarias Favacho e Orcimar Marcelo, que a época estavam a frente da Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação-CTAE, contou com a participação de representantes de algumas diretorias da SEDUC, como Diretoria de Tecnologia da Informação-DITEC, ligada a Secretaria Adjunta de Gestão-SAGE, e Secretaria Adjunta de Ensino-SAEN, além de representantes da Universidade Federal do Pará-UFPA e da Universidade Estadual do Pará-UEPA.

Os objetivos principais deste evento eram os seguintes:

*Redefinir as diretrizes do Programa Estadual de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação;
*Contribuir com a elaboração do termo de cooperação técnica e do projeto político pedagógico estadual para uso das TIC’s na educação;
*Proporcionar aos profissionais da educação e da área de tecnologia a oportunidade de conhecer, debater e expor seus conhecimentos relacionados à utilização das mídias aplicadas a educação como ferramentas pedagógicas no processo ensino aprendizagem.

Durante 05 dias, e em horário integral, cerca de 50 participantes reunidos no prédio do NTE, na Av. Almirante Barroso assistiram a palestras, relatos de experiências e debates de temas e questões relevantes para o bom desempenho da Informática na educação pública paraense, como por exemplo:

- Uso das mídias na educação no Estado do Pará: Problemas e Soluções
- A organização e institucionalização dos NTE’S: Resgate de suas funções e a necessidade de se construir uma política pedagógica para as TIC’s no Estado.
- Software livre na Educação

Encerramento dos trabalhos, na tarde do dia 23, foi com a apresentação do Programa Estadual de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação, documento elaborado durante o encontro e posteriormente apresentado ao então Secretário de Estado de Educação para análise e aprovação.

Nenhum comentário: