quarta-feira, 2 de abril de 2008

Oficina Objetos de Aprendizagem

Nesta sexta-feira, dia 28 de março, realizamos a primeira oficina de 2008 para professores lotados nas Salas de Informática de escolas públicas estaduais. Participaram cerca de 80 professores de 54 escolas, nos três turnos. Os participantes receberam apostila e exploraram objetos de aprendizagem - OA do RIVED. Durante a oficina foram elaborados planos de atividades utilizando OA nas salas de informática junto com os professores das disciplinas.

APRESENTAÇÃO DA OFICINA

A partir do pressuposto que o homem é o sujeito de seu próprio processo de desenvolvimento e responsável pelas transformações educacionais, culturais, econômicas e políticas, acreditamos que devemos fundamentar nossas atividades nas Salas de Informática na perspectiva de integração do computador e de seus recursos ao processo educacional.
A Rede Interativa Virtual de Educação-RIVED apresenta-se como um recurso importante para enriquecer o currículo escolar através da inclusão de novos recursos aliados aos conceitos básicos trabalhados nas disciplinas da base nacional comum.
Convém destacar a importância da informática na educação, com a utilização de objetos de aprendizagem da RIVED, por se reconhecer que esta prática é vista com grande potencial para contribuir nas transformações dos sistemas educacionais e daí o reconhecimento da preparação do profissional no domínio dessas inovações, para que assim, tornem-se capazes de pensar e participar ativamente desse processo de mudança.
Nosso desafio, enquanto professores-multiplicadores responsáveis pelas orientações do uso do computador, está em fazer com que os participantes explorem a RIVED, analisem os limites e as possibilidades que este oferece, e que cada um, desenvolva uma atividade na área de conhecimento na qual possua mais afinidade, e que de posse dos conhecimentos adquiridos possam socializar com os professores na escola onde atuam, e juntos busquem alternativas para melhoria da aprendizagem dos alunos que dela fazem parte.
A intenção é que todas as sugestões retiradas desse encontro possam ser aplicadas ao próprio ambiente de sala de aula.

Objetivos:

Geral: Estimular, o uso do RIVED, como recurso favorável ao processo ensino-aprendizagem.

Específicos:
· Conhecer a estrutura e funcionamento da RIVED;
· Propiciar acesso e exploração dos objetos de aprendizagem contidas na RIVED, para compreender a sua importância para a educação;
· Oportunizar aos participantes situações de aprendizagens significativas através do uso de objetos de aprendizagem.
· Envolver os coordenadores da sala de informática em um processo pedagógico de revitalização e credibilidade junto à comunidade escolar.

Metodologia:

Durante a oficina os participantes serão orientados para a exploração de objetos de aprendizagem da RIVED, devem analisá-los e desenvolver uma atividade relacionada ao tema, utilizando as informações, a criatividade , os recursos computacionais e demais habilidades necessárias para a solução da mesma. No final será feita a socialização das atividades num processo dinâmico e integrado, de modo que todos os participantes possam expressar suas opiniões.


Avaliação :

A avaliação dos participantes acontecerá com base em sua participação, desempenho e apresentação das atividades propostas. Será registrada pelos participantes na Sala de BATE PAPO do seu respectivo turno (Manhã, Tarde, Noite) do ambiente virtual - REVITEP.


Operacionalização:

Apresentação do grupo e do plano da oficina.
· Situando o RIVED.
· Objetos de Aprendizagem - OA.
· Explorando possibilidades e limites dos OA, em algumas disciplinas:
· BIOLOGIA - O milagre da vida: Sexualidade Humana.
· QUÍMICA - Usina: Lei dos Gases.
· FÍSICA - Lançamento de projéteis.
· MATEMÁTICA - Geometria
· Escolha e exploração de um AO.
· Elaboração de um Plano de atividade para utilização (Slides).
· Postagem do Plano na Biblioteca – Material do aluno na REVITEP.
· Socialização dos trabalhos, acessando-os na Biblioteca.
Avaliação da Oficina, através da sala de BATE PAPO na REVITEP

Nenhum comentário: